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Dicas para um Programa de Qualidade

Ouça esse artigo na íntegra

Ontem participei como congressista do maior evento Internacional de Compliance da área Notarial e Registral realizada pelo ICNR, pelo seu sócio diretor Dr. João Rodrigo de Morais Stinghen. Inclusive você pode adquirir o curso pelo link https://cicnr.com.br .

Fiz o melhor em um tempo tão curtinho para falar de uma temática tão importante ao lado de grandes titulares nomeados na classe pelo seu profissionalismo e qualidade e de tantas outras consultoras e consultores que fazem a diferença na área também.

Indiquei 10 dicas para iniciar um Programa de Qualidade ou para você que já possui e deseja aprimorar o seu sistema de gestão com mais qualidade de um ponto de vista que na minha experiencia de quase 10 anos na área notarial e registral principalmente com os cartórios do MT, que acredito ser importante você levar em consideração na leitura deste artigo.

As dicas são:

1. O Programa de Qualidade tem que ser uma persuasão para o consentimento coletivo. Nada que é feito obrigado gera um bom resultado. A pessoa que tem a vontade de iniciar o programa (seja ele o titular, substituto ou qualquer outra pessoa) deve conversar com a equipe, deixar claro as etapas, requisitos, a contribuição de cada um para o processo e o ganha-ganha gerado nessa jornada.

2. É preciso administrar expectativas. Um Programa de Qualidade gera muitos pensamentos, ilusões, uma projeção de futuro que tem que ser bem alinhado entre o Titular e a equipe. Quando se decide implantar o programa, as pessoas pensam que seus problemas serão resolvidos, serão contratadas mais pessoas para a área, serão trocados os computadores velhos, a estrutura irá melhorar, haverá confraternizações em datas comemorativas, elas serão reconhecidas de verdade e por aí vai… Se essas expectativas não forem atendidas ou sabiamente organizadas e entendidas por todos, dificilmente o programa dará algum resultado adequado. Por isso o programa da qualidade exige um mapeamento de riscos para inclusive não criar traumas e frustrações.

3. Um Programa de Qualidade vai além de papéis, procedimentos, check list ou cumprimento de requisitos. Ele é essencialmente uma gestão de emoções para gerar a qualidade de vida individual em prol dos resultados produtivos coletivos. Quando você faz uma pesquisa de clima com a equipe, você está ouvindo o que está debaixo do tapete, as raivas, frustrações, fofocas, inimizades, autoritarismo, rejeições, tristezas, angústias e por aí vai. Um procedimento não é apenas para organizar ou reduzir prazo zero. É para ouvir toda a equipe, entender a melhor forma de se fazer algo, envolver, treinar e dar autonomia para que todos saibam fazer da mesma forma, levando a equidade das operações ao seu maior nível possível.

4. Faça tudo de forma sincera, transparente, justa e com bom senso. As pessoas ainda não estão preparadas para isso. O programa deve ser implantando nessas bases e o reconhecimento nunca deve ser igual para todos e sim, da forma mais justa por aquilo que foi entregue por cada um. Lembre-se sempre: elogie em público e critique em privado.

5. O Programa de Qualidade é um espelho. A equipe é a cara do titular. Para alguns isso pode ser assustador, para outros uma grande alegria. Muito na equipe que te incomoda, irrita, critica ou julga está em você e precisa ser resolvido e vice versa. É uma questão que exige muita sabedoria, paciência, resiliência e preparação emocional para lidar com a verdade. Até porque nem tudo pode ser delegado, mas tudo tem que ser gerenciado, até mesmo a postura do titular.

6. Começar um Programa de Qualidade e não terminar, ou termina de qualquer jeito, ou só fazer no papel, só demonstra que como você faz uma coisa é como você faz todas as outras coisas. Marca uma reunião cancelar sempre, começa a descrever procedimento e esquece de terminar ou quer tanta perfeição que nunca termina. O programa da qualidade vem para alinhar esse processo para a entrega do 100% de cada indivíduo conforme a sua realidade. Uma análise sucinta das capacidades individuais deve ser empregada para desenvolver potencialidades, vivências e resultados e não somente procedimentos que podem ser burocráticos.

7. O Programa de Qualidade vem para direcionar as pessoas a fazerem o que elas já fazem da melhor forma possível. Mas alguém pode dizer: “estou trabalhando mais por isso! Ah eu preciso ganhar mais por isso!”. Não coleguinha, você só está fazendo as coisas do jeito certo de se fazer isso. O reconhecimento virá no próximo passo: da sua padronização de qualidade ou da sua entrega a mudança.

8. Mudança é a palavra chave do Programa de Qualidade. Se implantá-lo e nada mudar, algo muito errado foi feito. O Programa de Qualidade tem a missão de resolver problemas e a visão de aperfeiçoar a realidade, aprimorando processos, estrutura, qualificações e implantar inovações. Sem essa base instituída, você só tem um programa fantasma dentro do seu cartório.

9. O Programa de Qualidade exige uma análise adequada da LGPD e deve ter um termo adequado para isso. Guarda de documentos ou operacionalização dos processos com a identificação do colaborador, fotos que são postadas em redes sociais, comemoração de aniversários entre outros fatos que precisam se enquadrar na Política de Privacidade da Qualidade.

10. A abertura do Programa de Qualidade tem que ser um ritual. Assim como fazemos o “ano novo” em nossa vida, é preciso criar esses ritos de marco inicial dentro do cartório. Um bom slogan, ou um grito de guerra. Um propósito construído com a visão da equipe. Um logotipo com sentido baseado no propósito.  Kits de endomarketing  como camisetas, squize, agenda, mensagens personalizadas, ações motivacionais e com datas comemorativas, tudo isso faz parte do dos elementos fundamentais da cultura organizacional.

Por último, não menos importante, é a atenção plena ao comportamento e congruência daquilo que foi planejado com o executado. Isso se chama “Compliance na Qualidade”. Vai além de cumprir leis e normativas. São sinais de alerta que devem ser observados, controlados e tomadas ações corretivas quando pertinente. Vou exemplificar melhor o que quero dizer com isso: Por exemplo:

  • Envolver apenas um funcionário no treinamento como esse somente para cumprir a legislação
  • Escolher a mesma pessoa no cartório para ser responsável pela qualidade, pela LGPD ou pelo Compliance, ignorando a gestão de conflitos de interesses
  • Assinar e atualizar documentos, fazer treinamentos, na véspera da auditoria
  • Avaliar com critérios subjetivos o tal funcionário do mês ou avaliação da equipe
  • Colaborador recebe reclamações que não são levadas ao conhecimento da gestão ou não pontuadas nos controles da qualidade
  • Utilizar sistema de medição de produtividade que não seja totalmente automatizado e sim, as informações são imputadas por um humano
  • Fazer a pesquisa de clima apenas com alternativas fechadas sem espaço para pontuar problemas ou pior, fazer um assédio moral e psicológico para que as pessoas temam em falar a verdade
  • Estipular com autoritarismo a participação no Programa de Qualidade e no PQTA para ganhar o prêmio x.

Então te trago algumas reflexões agora:

  • Você cumpre realmente o Compliance com Qualidade?
  • Será que seu Programa está realmente integrado com a Qualidade?
  • Ou melhor, qual a verdadeira Qualidade imposta em seu cartório hoje?
  • Todo mundo quer mudança, mas quem é que realmente quer mudar?
  • Se não for agora, quando?

O importante é dar o primeiro passo na forma correta, independente do tempo que leve para adequar as pessoas para a qualidade.  Não importa a sua estratégia, alinhe comportamento com resultado. Atinja o nível adequado das premiações e certificações da qualidade em seu cartório de uma forma simples, humana e desenvolvendo etapas de gestão respeitando o seu tempo e crescimento sustentável.

Como diz Mario Sergio Cortella: “faça o seu melhor, na condição que você tem, enquanto não pode fazer melhor ainda!”

Mais cedo ou mais tarde, você despertará para a verdadeira essência da qualidade e vai entender que tudo é mudança de comportamento e mentalidade, também é gestão das emoções e do nosso ego. Todo o resto é consequência. Permita passar por essa vivência com significado e propósito, você entenderá na prática o que estou dizendo, se você conseguir implantar uma dessas dicas dentro do seu cartório, apenas umazinha, eu terei cumprido a minha meta de hoje.

Palavras finais

É preciso aprender a inspirar e ser inspirado. As boas práticas são disseminadas o tempo todo por quem faz acontecer a qualidade dentro dos cartórios. Sabe como é importante e expõe seus resultados. O reconhecimento é consequência e participar do PQTA é importante para a equipe e a sociedade.

Hoje me inspirei em tantas ideias e aperfeiçoamentos que irei começar a implantar na minha forma de trabalhar já na próxima semana com meus clientes. Quem participou das temáticas anteriores, sabem o alto nível e praticidade que os profissionais estão dispondo para todos. Isso se chama, maturidade de qualidade e agregação de valor. Em todos os momentos, aprendemos algo que podemos incorporar em nossa vida, em nosso trabalho. Isso é melhoria continua.

Por que qualidade é isso. É entrega. É fazer mais do que aquilo que se é pago para fazer. É inspirar pessoas a serem melhores com o conhecimento e vivência adquiridos na vida. É potencializar pessoas para gerar a maturidade adequada para entender cada momento, agindo de forma íntegra e congruente com aquilo que se espera fazer.

Como diz Cora Carolina: “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” Só entrega o melhor quem realmente vive aquilo que se diz.

Esse congresso é diferenciado e não é para qualquer um.

Eu entreguei um ingresso para cada um dos meus clientes, e estou muito contente pela participação de todos aqui. E como uma amante da qualidade, já vou sair daqui e verificar com todos eles a satisfação desse painel, até porque entrego o meu melhor em tudo o que faço para eles e eles me devolvem com as melhores ideias e sugestões para eu me aperfeiçoar cada vez mais. Cresço muito com todos vocês. A Qualidade é apenas o começo da jornada, nunca o fim. Lembre-se sempre disso. É fácil implantar Qualidade, difícil é mantê-lo!

Obrigada pela oportunidade Dr. Rodrigo e Dra. Samila. Contem sempre com a minha parceria e para você que acabou de ler esse artigo, estou disponível caso você tenha interesse em minha ajuda em seu cartório e para a melhoria da sua equipe.

**********

Inspire Qualidade é um método de Incentivo, Treinamento e Educação para a Melhoria da Eficiência da Gestão de Cartórios, de forma contínua e sustentada. Foi desenvolvido em 2013 e atende Cartórios e organizações de todos os setores em todo o Brasil, criado e conduzido pela especialista Thais Ribeiro, Fundadora e Consultora da Íntegra Soluções Empresariais.

Thais Ribeiro é Mestra em Consultoria e Gestão das Organizações pela Escola Superior de Justiça (UMSA – Buenos Aires/Argentina), Administradora e Especialista em Normas Técnicas para Sistemas de Gestão e Desenvolvimento Humano. Possui 20 anos de experiência na área de Sistema de Gestão Integrado para a Excelência Organizacional, desenvolvimento da Cultura, comportamento e mentalidade humana, gerenciamento de projetos e equipe, certificações e premiações na área da Gestão. Pós-graduada em Gestão, Inovação e Competitividade. Extensão em Propriedade Intelectual. Auditora Líder das normas ISO9001 (IRCA) e Gestão Integrada (ISO9001, ISO14001, OSHAS18001, ISO26001, ISO31001, ISO37001 entre outras) e Programas Setoriais. Atua como Examinadora em Prêmios da Qualidade em diversos segmentos. Profissional certificada em Segurança da Informação e Proteção de Dados e membro certificada da ANPPD. Empreteca, Coach, Programadora Neurolinguística e Hipnoterapeuta. Contato: thais@inspirequalidade.com.br

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