Ouça esse artigo na íntegra
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Mais de 95% das pessoas tem medo de tomar decisões em suas vidas. Isso é porque todo o processo de decisão tem um tipo de dificuldade, algum tipo de conflito para poder fazer a sua escolha.
Lidamos com desafios familiares, ciladas emocionais, exigências profissionais, expectativas dos relacionamentos e tantas outras questões…
Tudo que envolve relações humanas é complexo e exige de nós articulações entre as quatro inteligências: QI (cognitiva), QE (emocional), QA (atitudinal) e QS (espiritual).
Talvez quando você fazia uma pergunta ou fazia um comentário em casa, com seus pais te criticavam, ou te xingavam ou riam de você ou talvez isso aconteceu na escola, com seus amiguinhos que riam e faziam chacotas de você constantemente, criando um trauma e isso fez que você não quisesse mais se expor.
O sinal de alerta é acionado porque talvez em sua história de vida tomar uma decisão estivesse relacionado com muito sofrimento. Ou aqueles que tiveram uma educação muito rígida, inflexível e controlada por regras, não eram permitidos enquanto crianças a fazerem suas próprias escolhas, já que seguir as normas e regras era pré-requisito.
Ou seja, tornaram-se crianças inseguras e com um fraco repertório comportamental nesse sentido, além de não se apropriarem da criatividade como benefício enriquecedor na resolução de problemas.
Preferem não tentar nada por medo de errar. Não gostam de tomar decisões. Permitem que outras pessoas assumam o risco ou a responsabilidade em seu lugar. Você simplesmente perde a chance de ser líder, de ter uma oportunidade melhor, de ter um emprego melhor.
Compreender o motivo real deste fator limitando em sua vida é um divisor de águas. A boa notícia que isso tudo pode ser transformado, mudado, aprendido e modificado.
Você pode procurar um tratamento terapêutico, começar a se permitir a tomar pequenas decisões no trabalho, a participar de grupos na equipe mesmo como ouvinte para entender a dinâmica e atuar como executor de tarefas, participar de grupos sociais da comunidade, pode iniciar dando uma ideia na caixa de sugestões.
Empodere-se que você pode decidir por você. Richard Branson, empresário inglês, um dos homens mais ricos e admirados do mundo, ensina as quatro regras básicas para se tomar decisões que vou passar para você e te ajudar em seus primeiros passos:
A primeira regra de Branson é: Não haja por impulso. Não tome decisões emocionais. Como a neurociência comprova, reagimos à imaginação carregada de emoção, como se aquilo fosse verdade. Devemos esperar 48 horas para decidir sobre algo quando esse algo nos tira do sério.
A segunda regra é: Leve em consideração todas as desvantagens. Antes de tomar qualquer decisão, leve em consideração tudo o que poderia dar errado. Pense nas consequências.
A terceira regra é: Tenha uma visão geral do todo. Avalie o maior número de opções e variáveis. Solucione problemas. Amplie sua visão e suas respostas no todo. Quanto maior a sua visão, maior o seu poder de decisão.
A quarta regra é: Cuide das suas desvantagens. Todos temos fragilidades, nossas fraquezas e temos que cuidar de cada detalhe para que isso não interfira em nossas decisões, nos prejudicando. Tenha consciência delas, elimine ou reduza suas desvantagens no máximo possível antes de tomar qualquer decisão.
Essas dicas são para ajudar você a tomar melhores decisões em sua vida!
Gostou deste post? Então deixe seu comentário ou fale comigo pelas redes sociais!
**********
O Inspire Qualidade é um método de Incentivo, Treinamento e Educação para a Melhoria da Eficiência da Gestão de Cartórios, de forma contínua e sustentada. Foi desenvolvido em 2013 e atende Cartórios e organizações de todos os setores em todo o Brasil, criado e conduzido pela especialista Thais Ribeiro, Fundadora e Consultora da Íntegra Soluções Empresariais.
Thais Ribeiro é Mestra em Consultoria e Gestão das Organizações pela Escola Superior de Justiça (UMSA – Buenos Aires/Argentina), Administradora e Especialista em Normas Técnicas para Sistemas de Gestão e Desenvolvimento Humano. Possui 20 anos de experiência na área de Sistema de Gestão Integrado para a Excelência Organizacional, desenvolvimento da Cultura, comportamento e mentalidade humana, gerenciamento de projetos e equipe, certificações e premiações na área da Gestão. Pós-graduada em Gestão, Inovação e Competitividade. Extensão em Propriedade Intelectual. Auditora Líder das normas ISO9001 (IRCA) e Gestão Integrada (ISO9001, ISO14001, OSHAS18001, ISO26001, ISO31001, ISO37001 entre outras) e Programas Setoriais. Atua como Examinadora em Prêmios da Qualidade em diversos segmentos. Profissional certificada em Segurança da Informação e Proteção de Dados e membro certificada da ANPPD. Empreteca, Coach, Programadora Neurolinguística e Hipnoterapeuta. Contato: thais@inspirequalidade.com.br