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PARTE 3 – Sugestões de premiações para Incentivo, Reconhecimento e recompensas em seu cartório

Ouça esse artigo na íntegra

Depois de realizada todas as etapas para a construção da Política de Incentivos ensinado no artigo anterior, deixo mais uma contribuição com sugestões de premiações para complementar a Política estabelecida e que você pode ofertar a sua equipe:

  1. Condições de trabalho flexíveis – Seja de horário, seja de local, a flexibilidade é um benefício extremamente em alta atualmente e previsto no provimento 69 sobre teletrabalho do CNJ. Home office e day off são alguns exemplos de recompensas valorizadas não só pelas novas gerações, como também pelas antigas, que muitas vezes sentem dificuldades para conciliar questões particulares com o trabalho no expediente padrão.
  2. Viagem de incentivo – As viagens de incentivo são a nova tendência entre organizações mais inovadoras, que adotaram uma gestão com foco no capital humano e na retenção de talentos. Substituindo as premiações em dinheiro, muitas organizações passaram a brindar seu público interno com uma experiência de viagem, que tem se revelado como uma poderosa estratégia de motivação e reconhecimento. Trata-se de uma recompensa diferenciada e inesquecível, não concorda?
  3. Prêmio em dinheiro – De toda forma, os prêmios em dinheiro continuam valorizados, pois permitem que o profissional defina por si mesmo como empregar a gratificação. Assim há total liberdade de escolha, o que garante a satisfação de todos, independentemente do perfil. Entretanto, é preciso ter um certo cuidado nesse caso, porque se o prêmio for recorrente, pode deixar de ser percebido pelo colaborador, passando a ser considerado como parte do salário. Nesse cenário, a campanha de incentivo se transforma em um modelo de remuneração variável, que exige novas intervenções para se manter efetivo.
  4. Aparelhos eletrônicos – Por mais que essa estratégia pareça ser simples demais, é bem eficaz. Afinal de contas, os aparelhos eletrônicos costumam ser itens bastante desejados. Já reparou como os novos smartphones e tablets estão entre os sonhos de consumo de muitos? Por isso é que fazem parte da lista dos presentes mais requisitados em qualquer meio. Diferentemente do prêmio em dinheiro, essas recompensas específicas são lembradas por mais tempo, exatamente por serem úteis no dia a dia dos profissionais.
  5. Folgas extras – As folgas extras são interessantes, pois propiciam oportunidades para o descanso e o lazer dos colaboradores. Novamente nesse caso, há a liberdade de escolha, com o funcionário podendo definir o que fazer com os dias livres de acordo com suas necessidades e expectativas.
  6. Cartões de benefício – Os cartões também são ótimas possibilidades para reforçar a campanha de incentivo com flexibilidade e simplicidade. Atualmente existe uma grande variedade de opções, sendo que os mais comuns são o Cartão Cultura, por meio do qual a empresa proporciona o acesso a shows, cinemas e teatros, além de permitir a compra de livros e outros itens que incentivem a capacitação e o desenvolvimento dos colaboradores, bem como o Cartão Presente, que pode ser usado em uma grande rede de lojas conveniadas, assegurando diversas opções para o profissional contemplado.
  7. Reconhecimento social personalizado – realize o crowdsourcing de desempenho dos colaboradores. Isto é, pessoas podem reconhecer a excelência em seus colegas de trabalho, gerentes e outros. Uma forma de fazê-lo é colocando elogios sociais, dando-lhes um emblema ou deixando um feedback positivo visível no perfil do colega. Isso facilita o reconhecimento de pares em tempo real e o feedback imediato ao longo do ano. Em algumas das soluções de hoje, isso pode até ser feito através de dispositivos móveis, independentemente da localização física. Assim, quando chega a hora de realizar a avaliação de desempenho anual, os gerentes podem resgatar toda essa informação para a própria avaliação.
  8. Apoio psicológico e programas de mentoria – O estresse e a depressão estão se posicionando como “doenças do século”, por esse motivo muitas pessoas ficaram mais atentas para seus aspectos psicológicos e comportamentais recentemente. Nesse cenário, o Cartório pode conduzir um programa de aconselhamento para os colaboradores referente a seus problemas pessoais e profissionais, além de mentoria para desenvolvimento individual.
  9. Incentivo à prática de atividade física e à alimentação saudável – Além da saúde mental, cuidar da saúde se tornou uma das prioridades para as pessoas. Em razão disso, oferecer opções de lanches saudáveis e patrocinar ações esportivas são diferenciais no portfólio de benefícios. Uma pessoa ativa falta menos ao trabalho, usa menos o plano de saúde e tem duas vezes mais chances de permanecer no Cartório.
  10. Recompensa para a família – Caso, em determinado projeto, exista a necessidade de o colaborador ficar no trabalho além do horário combinado, pense em recompensas para a sua família, em agradecimento ao tempo que a empresa o tirou do convívio familiar. Para esposas, por exemplo, pode ser uma flor ou um chocolate.
  11. Auxílio-creche e local dedicado ao período de amamentação – Ainda no lado familiar, muitos pais se sentem incomodados por deixar seus filhos para ir trabalhar. Portanto, apoiá-los com as crianças é algo precioso para esses profissionais. Aposte em auxílio-creche e em um local dedicado para amamentação dos bebês.
  12. Feedback “três para um” – na Disney, quando os líderes precisam fazer uma crítica ou chamar a atenção de algum funcionário, eles utilizam o feedback chamado “três para um”. Para cada coisa errada que a pessoa fez, é preciso apontar três coisas boas. Exemplo: “Você tem chegado no horário, tem tratado seus colegas bem, conseguiu alcançar as metas do mês, mas hoje vi que ficou nervoso com o cliente. O que aconteceu?”
  13. Pense em ações individuais – O que seu colaborador valoriza? Ele prefere viagens ou passeios na cidade? É ligado em cultura, assiste filmes, vai a shows? Enxergue o ser humano que está atrás do profissional que presta serviço para sua empresa. Apesar de existirem padrões, as pessoas têm desejos e necessidades particulares, que podem, muitas vezes, serem atendidas em alinhamento com o Cartório, de forma a manter o colaborador mais motivado e aumentar sua produtividade.

Por isso, além de criar um plano de reconhecimento e recompensas, desenvolva ações para o crescimento dos seus colaboradores:

  • Garanta o acesso a treinamentos. O desenvolvimento de carreira por meio de treinamentos é importante para profissionais em todos os níveis. Dessa forma, ofereça oportunidades de crescimento profissional para quem está interessado em alcançar novos patamares na carreira. Então, sempre que possível, possibilite que seus colaboradores façam cursos e participem de eventos, conferências e palestras. Um exemplo conhecido é a bolsa de estudos, que pode incluir cursos de qualificação, graduação e pós-graduação. Ao reconhecer o desejo de crescimento, você constrói confiança e lealdade. Saiba aqui qual é a alternativa mais indicada: capacitação presencial ou online.
  • Invista em laboratórios de inovação. Ao oferecer espaço e tempo para o desenvolvimento de ideias para a além do escopo de trabalho, é possível desenvolver dentro do cartório uma inteligência que mais tarde resulta em processos mais ágeis e menos dispendiosos. Além disso, encorajar a inovação demonstra que você valoriza os indivíduos e seu potencial criativo.
  • Ofereça e incentive o feedback. É possível aprender muito com líderes. O feedback tem papel exatamente nisso, com potencial de fortalecer o desenvolvimento de colaboradores. Saiba como oferecer um feedback produtivo.

#DICA extra:

O que o gestor deve tratar em uma conversa individual sobre a performance com um colaborador?

Quatro pontos devem ser tratados pelo gestor nessa conversa:

  1. O gestor deve perguntar que atividades o colaborador está fazendo nessa semana (ou nesse mês).
  2. Em seguida, o gestor deve revisar as metas do colaborador para ter certeza que ele está trabalhando nas coisas certas.
  3. O gestor deve ajudar o colaborador a revisar e melhorar a forma como ele está executando o eu trabalho: é eficiente, colaborativo?
  4. O gestor deve perguntar ao colaborador como está o crescimento profissional dele e como a equipe de liderança da empresa pode ajudá-lo no processo.

De acordo com uma pesquisa publicada pela consultoria Deloitte em 2014, 39% das empresas pesquisadas atualizaram ou revisaram o processo de gestão de performance naquele ano e outras 47% das empresas pesquisadas estavam reavaliando os seus processos ou planejando reavaliá-los nos próximos 18 meses. E você, qual será o seu momento para revisar seu processo de análise, desenvolvimento e reconhecimento de pessoas?

Bom, esta é a última parte do artigo “Por que é importante investir na equipe do Cartório?” você pode ler novamente o primeiro artigo: “Como implantar uma Política de Incentivo, Reconhecimento e recompensas em seu cartório”.

Agora você pode compartilhar as práticas adotadas em seu Cartório e me dizer se você gostou destas dicas. Estou ansiosa para sua contribuição para o meu trabalho.

Desde 2013 venho desenvolvendo uma metodologia para incluir conceitos de boas práticas de Gestão e Qualidade nos Cartórios. Essa metodologia é conhecida como o PIQ (Programa Inspire Qualidade) que já atendeu mais de 130 cartórios em todo o Estado do Mato grosso até hoje – além de outros cartórios em outros Estados – tornando a Gestão de Cartório mais simples, prática e com resultados significativos.

O PIQ é um método de Incentivo, Treinamento e Educação para a Melhoria da Eficiência da Gestão de Cartório de modo contínuo e sustentado, focado nos requisitos do Modelo de Excelência de Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade. Esse programa adota também outras normas de referências mundiais como a ISO9001, ISO14001, ISO45001, ISO31001, ISO26001, ISO37001, ISO19600 entre outras, pois o objetivo do Programa é tornar o seu cartório uma verdadeira referência mundial.

Thais Ribeiro é Especialista em Gestão e Qualidade. Mestranda, Administradora, Hipnoterapeuta, escritora do Livro Boas Práticas de Gestão do PIQMT, criadora do Programa Inspire Qualidade. Atua há mais de 15 anos com Consultoria Organizacional, Certificação ISO9001 e Desenvolvimento Comportamental. Contato: thais@inspirequalidade.com.br

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