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PARTE 1: Como melhorar o engajamento dos seus colaboradores

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Eu tenho insistido junto a titulares e empresários que possam dar mais atenção a forma como tem criado e mantido o engajamento com seus colaboradores. Se não há engajamento, não há Qualidade. Um ambiente pautado por Qualidade é aquele que as pessoas entendem o propósito da organização, são inspiradas e inspiradoras em tudo aquilo que fazem, com energia, comprometimento, responsabilidade e acima de tudo, com o sistema ganha-ganha. O propósito empresarial é igual ou semelhante ao seu propósito pessoal.

É desafiador entender e cultivar o engajamento dos colaboradores dentro do Cartório ou de qualquer outro tipo de organização. É importante notar que felicidade no trabalho não é o mesmo que engajamento. Um funcionário engajado, na maioria das vezes, estará feliz no trabalho. Mas nem todo funcionário feliz é engajado.

Engajamento profissional é uma atitude e um comportamento desempenhado por colaboradores que identificam nos objetivos da organização uma correlação com seus próprios objetivos pessoais. Assim, ao se dedicar fortemente à organização onde trabalham, estarão, ao mesmo tempo, realizando seus objetivos pessoais, o que leva a um forte comprometimento e desejo de atingir metas e objetivos.

Pensando dessa forma, algumas empresas tentam promover um melhor ambiente de trabalho e dar mais benefícios aos colaboradores. O que, não necessariamente, levará a mais engajamento profissional e fazendo com que a organização perca seus talentos.

Isso é preocupante, pois segundo pesquisas do instituto Gallup releva as causas das falhas ocasionadas pela falta de propósito, sendo:

  • 70% dos empregados não estão engajados com o trabalho
  • 51% estão procurando outro emprego
  • 12% estão insatisfeito com seus salários
  • 82% falham em escolher seus Líderes
  • Em cada dez profissionais selecionados, apenas um possui talento para liderar
  • 70% consideram que a liderança desempenha um papel fundamental na produtividade das equipes
  • 70% dos lideres de equipe não estão preparados para isso

Segundo a Gallup, para ter sucesso, o líder precisa:

  • Motivar os colaboradores a agirem e se engajarem na missão e visão do negócio;
  • Ter a assertividade para gerar resultados e a capacidade de superar a adversidade e a resistência;
  • Criar uma cultura de responsabilidade clara;
  • Construir relacionamentos que geram confiança, diálogo aberto e total transparência;
  • Tomar decisões com base na produtividade, não na política.
  • Subordinados que tem líderes lado a lado no dia-a-dia tem uma tendência de serem 5% mais engajados e trabalham 19% mais horas efetivas.
  • Colaboradores que trabalham mais que seus colegas tendem a demonstrar 33% menos engajamento.
  • Uma curiosidade é que, equipes que possuem uma liderança com boa rede de contatos internos possuem um engajamento maior em 85% que outros colaboradores.

O engajamento depende da liderança. Se você é um Líder, siga essas dicas de ouro:

  1. Não mande, inspire

– Liderar é a habilidade de inspirar as pessoas a serem melhores todos os dias para alcançarem seus objetivos. Por isso é importante vivenciar o seu propósito, pois isso impactará na maneira como as pessoas se dedicam ao trabalho todos os dias. Além disso, é essencial buscar maneiras de as pessoas encontrarem seus propósitos também.

  • Cultive uma cultura de confiança

– Manter uma comunicação aberta e transparente com os colaboradores permite criar relações de confiança. E onde há confiança, há colaboração e engajamento.

  • Interaja um a um

– Gerentes que passam cerca de 30 minutos a cada 3 semanas com cada colaborador de sua equipe, reflete em até 50% de engajamento e produtividade assertiva. Por outro lado, dentro de uma mesma equipe, colaboradores que passam duas vezes mais tempo um a um com seus líderes, são cerca de 67% menos engajados.

  • Seja autorresponsável

– A autorresponsabilidade é a capacidade de aceitar e concluir os objetivos que foram colocados com confiança. Um líder autorresponsável não sai apontando culpados ou buscando desculpas quando algo dá errado. Ele aprende com os erros e inspira confiança por meio do exemplo.

  • Dê e receba feedback

– O feedback é essencial para o desenvolvimento profissional e manutenção das relações. É por meio dele que se aprende e se desenvolve. Portanto, é preciso aplicar essa avaliação regularmente nos colaboradores e também estar aberta para recebê-la.

Quando há engajamento do colaborador, este não medirá esforços para realizar seu trabalho com dedicação e, espontaneamente, ir além do “básico”. Desta maneira, ele contribui para o fortalecimento da cultura da empresa quanto aos princípios, crenças e valores que exprimem a identidade da organização. Colaboradores mais engajados falam bem da empresa para outras pessoas, ficam na companhia por mais tempo e têm resultados melhores. Além disso, apresentam uma vida mais equilibrada e com mais energia, logo, mais produtiva.

Já a organização que possui um time motivado tem aumento da produtividade, conta com maior comprometimento de seus colaboradores, apresenta taxas de turnover menores, reduz custos e melhora sua imagem no mercado, atraindo novos talentos.

“Cartórios e organizações que não possuem colaboradores engajados estão perdendo dinheiro”.

No próximo Artigo, vou apontar novas dicas para que você mantenha sua equipe engajada e com alta performance.

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Thais Ribeiro é Especialista em Gestão e Qualidade. Atua há mais de 15 anos com Consultoria Organizacional, Certificação ISO9001, Análise e Desenvolvimento Comportamental. Mestranda, Administradora, Escritora, Palestrante e Criadora do Programa Inspire Qualidade. Empreteca. Psicohipnoterapeuta. Programadora Neurolinguística. Coaching.

Contato: thais@inspirequalidade.com.br

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