fbpx

PARTE 1: Como melhorar o engajamento dos seus colaboradores

PARTE 1: Como melhorar o engajamento dos seus colaboradores

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Eu tenho insistido junto a titulares e empresários que possam dar mais atenção a forma como tem criado e mantido o engajamento com seus colaboradores. Se não há engajamento, não há Qualidade. Um ambiente pautado por Qualidade é aquele que as pessoas entendem o propósito da organização, são inspiradas e inspiradoras em tudo aquilo que fazem, com energia, comprometimento, responsabilidade e acima de tudo, com o sistema ganha-ganha. O propósito empresarial é igual ou semelhante ao seu propósito pessoal.

É desafiador entender e cultivar o engajamento dos colaboradores dentro do Cartório ou de qualquer outro tipo de organização. É importante notar que felicidade no trabalho não é o mesmo que engajamento. Um funcionário engajado, na maioria das vezes, estará feliz no trabalho. Mas nem todo funcionário feliz é engajado.

Engajamento profissional é uma atitude e um comportamento desempenhado por colaboradores que identificam nos objetivos da organização uma correlação com seus próprios objetivos pessoais. Assim, ao se dedicar fortemente à organização onde trabalham, estarão, ao mesmo tempo, realizando seus objetivos pessoais, o que leva a um forte comprometimento e desejo de atingir metas e objetivos.

Pensando dessa forma, algumas empresas tentam promover um melhor ambiente de trabalho e dar mais benefícios aos colaboradores. O que, não necessariamente, levará a mais engajamento profissional e fazendo com que a organização perca seus talentos.

Isso é preocupante, pois segundo pesquisas do instituto Gallup releva as causas das falhas ocasionadas pela falta de propósito, sendo:

  • 70% dos empregados não estão engajados com o trabalho
  • 51% estão procurando outro emprego
  • 12% estão insatisfeito com seus salários
  • 82% falham em escolher seus Líderes
  • Em cada dez profissionais selecionados, apenas um possui talento para liderar
  • 70% consideram que a liderança desempenha um papel fundamental na produtividade das equipes
  • 70% dos lideres de equipe não estão preparados para isso

Segundo a Gallup, para ter sucesso, o líder precisa:

  • Motivar os colaboradores a agirem e se engajarem na missão e visão do negócio;
  • Ter a assertividade para gerar resultados e a capacidade de superar a adversidade e a resistência;
  • Criar uma cultura de responsabilidade clara;
  • Construir relacionamentos que geram confiança, diálogo aberto e total transparência;
  • Tomar decisões com base na produtividade, não na política.
  • Subordinados que tem líderes lado a lado no dia-a-dia tem uma tendência de serem 5% mais engajados e trabalham 19% mais horas efetivas.
  • Colaboradores que trabalham mais que seus colegas tendem a demonstrar 33% menos engajamento.
  • Uma curiosidade é que, equipes que possuem uma liderança com boa rede de contatos internos possuem um engajamento maior em 85% que outros colaboradores.

O engajamento depende da liderança. Se você é um Líder, siga essas dicas de ouro:

  1. Não mande, inspire

– Liderar é a habilidade de inspirar as pessoas a serem melhores todos os dias para alcançarem seus objetivos. Por isso é importante vivenciar o seu propósito, pois isso impactará na maneira como as pessoas se dedicam ao trabalho todos os dias. Além disso, é essencial buscar maneiras de as pessoas encontrarem seus propósitos também.

  • Cultive uma cultura de confiança

– Manter uma comunicação aberta e transparente com os colaboradores permite criar relações de confiança. E onde há confiança, há colaboração e engajamento.

  • Interaja um a um

– Gerentes que passam cerca de 30 minutos a cada 3 semanas com cada colaborador de sua equipe, reflete em até 50% de engajamento e produtividade assertiva. Por outro lado, dentro de uma mesma equipe, colaboradores que passam duas vezes mais tempo um a um com seus líderes, são cerca de 67% menos engajados.

  • Seja autorresponsável

– A autorresponsabilidade é a capacidade de aceitar e concluir os objetivos que foram colocados com confiança. Um líder autorresponsável não sai apontando culpados ou buscando desculpas quando algo dá errado. Ele aprende com os erros e inspira confiança por meio do exemplo.

  • Dê e receba feedback

– O feedback é essencial para o desenvolvimento profissional e manutenção das relações. É por meio dele que se aprende e se desenvolve. Portanto, é preciso aplicar essa avaliação regularmente nos colaboradores e também estar aberta para recebê-la.

Quando há engajamento do colaborador, este não medirá esforços para realizar seu trabalho com dedicação e, espontaneamente, ir além do “básico”. Desta maneira, ele contribui para o fortalecimento da cultura da empresa quanto aos princípios, crenças e valores que exprimem a identidade da organização. Colaboradores mais engajados falam bem da empresa para outras pessoas, ficam na companhia por mais tempo e têm resultados melhores. Além disso, apresentam uma vida mais equilibrada e com mais energia, logo, mais produtiva.

Já a organização que possui um time motivado tem aumento da produtividade, conta com maior comprometimento de seus colaboradores, apresenta taxas de turnover menores, reduz custos e melhora sua imagem no mercado, atraindo novos talentos.

“Cartórios e organizações que não possuem colaboradores engajados estão perdendo dinheiro”.

No próximo Artigo, vou apontar novas dicas para que você mantenha sua equipe engajada e com alta performance.

Gostou deste artigo? Curta e deixe seu comentário! Estou curiosa em saber sua opinião! Compartilhe com amigos!

Thais Ribeiro é Especialista em Gestão e Qualidade. Atua há mais de 15 anos com Consultoria Organizacional, Certificação ISO9001, Análise e Desenvolvimento Comportamental. Mestranda, Administradora, Escritora, Palestrante e Criadora do Programa Inspire Qualidade. Empreteca. Psicohipnoterapeuta. Programadora Neurolinguística. Coaching.

Contato: thais@inspirequalidade.com.br

PARTE 1: Como melhorar o engajamento dos seus colaboradores

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

More to explorer

Case de Sucesso Uma Marca Especial

O caso da logomarca do Registro de Imóveis de Feliz Natal/MT A diretriz da Qualidade me faz olhar todos os detalhes que

Rolar para o topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support