fbpx

O que te dá mais medo na Gestão do Cartório?

O que te dá mais medo na Gestão do Cartório?

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Alguns medos podem te assombrar não só nos Dias das Bruxas. Confira os quatro maiores medos comumente encontradas na gestão de cartórios:

  1. Cliente insatisfeito
  2. Conflitos na equipe
  3. Acúmulo de serviço
  4. Custos desconhecidos

Qual deles te promova mais Medo? Comente esse artigo!

Hoje como é Halloween, escrevi esse post especial para pontuar cinco comportamentos assustadores que vejo nos titulares e em suas equipes, que você vai me PROMETER que fará diferente a partir de hoje, ok?

CRÍTICO
Essa pessoa tem o hábito de questionar o trabalho de todos. Confia em poucas pessoas. Acabam perdendo muito tempo para “encontrar” um defeito em cada documento. Quem tem destaque ou um elogio é porque é puxa-saco ou teve sorte. Não existe sorte, existe trabalho duro!

IMITADOR
Essas pessoas copiam exatamente tudo do outro (pode ser de um colega ou de outro cartório). Quer ser exatamente o outro. Não há nada de errado em se inspirar em pessoas e modelos bem sucedidos. O que você precisa entender que o DIFERENCIAL só é promovido, quando existe uma reflexão, adaptação e evolução interna, além de criar um sentido com propósito da justificativa daquilo ser internalizado, não apenas porque você gostou ou quer igual ao do outro.

PESSIMISTA
São pessoas que diminuem sonhos, ideias e atitudes dentro do Cartório. Acham que nunca vai dar certo ou que não conseguirão e se incomodam profundamente quando comparados com outros colegas e/ou outros cartórios. Lembre-se que para ser Grande, todos eles começaram de uma simples ideia e de uma ação para chegar onde eles estão!

INTROSPECTIVO
Esses tem medo de compartilhar suas ideias, são tímidos e observadores. Converse com essas pessoas em privado, elas tem muito senso e conseguem perceber pontos de vistas diferentes dos demais! Ah, lembre-se de sempre dar os créditos a elas, para incentivar a falar em público.

HIPERATIVO
Os acelerados famosos hiperativos, acham que rapidinho se faz um documento de registro e/ou escritura. Fazem pressão e quer tudo para ontem. Lamento informar que esse tipo de trabalho exige um tempo adequado para sua elaboração, além de muita atenção aos detalhes. Se você faz e aceita tudo sem qualidade, esse não é o seu lugar.

Me diga que você não faz parte de nenhum desses casos! (Risos)

Mas claro que aquela velha frase “as coisas vão piorar antes de melhorar” faz sentido se você não tomar nenhuma atitude perante a essa situação dentro do seu Cartório.

Isso pode gerar um elo fantasmagórico dentro da sua gestão, causando os Maiores Pesadelos que um Titular e seu Cartório podem ter. Confira os monstrinhos que assombram os cartórios de todo o país:

O Titular Fantasma – Especialista em assombrar a equipe do cartório, ele aparece de vez em quando para assustar e cobrar assuntos que não existem.

A Bruxa do Atendimento – Ela aparece para enfeitiçar os atendentes a falharem no atendimento, impossibilitando sua melhoria. O feitiço pode durar anos e nunca se quebrar! Em pouco tempo ela pode chegar a sua porta!

O Planejamento Invisível – sua localização permanece desconhecida e não há vestígios da documentação ou de criadores. Estaria no drive, numa pasta ou no computador de alguém? Ninguém sabe, ninguém vê.

A múmia das finanças – Não separou o dinheiro pessoal do Cartório? Não sabe porque te sobra tão pouco no fim do mês? Não tem dinheiro para investir na equipe e em motivação? É exatamente ai que ela ataca e te enrola ainda mais!

O Amigo Vampiro – monstro insaciável que tenta sugar todo o esforço alheio. Aparece de tempos em tempos, querendo roubar ideias, documentos já finalizados, elogios de clientes e promoções internas.

O documento brincalhão – atormenta quem precisa finalizar o job para aquele cliente crítico e ele some do nada, te confunde o tempo todo. Geralmente aparece cinco minutos antes daquele cliente chegar em cima de sua mesa!

O prazo mutante – conhecido pela habilidade de rastrear o medo do atraso, ataca somente quando um documento está 90% concluído, fazendo com que os mesmos 90% se estendam por dias e dias.

O Ogro da Corregedoria – conhecido por aquele que aparece algumas vezes em seu cartório te dando um susto e querendo fiscalizar tudo o que você tem feito, de forma fria, calculista e “ogra”!

O seu cartório pode estar correndo esses riscos!

Preste atenção aos sinais de reclamações, as andanças internas, as expressões faciais e corporais. Não permita que os Monstros, fantasmas e vilões se apossem da sua rotina e controlem o seu cartório!

E se precisar de ajuda, conte com o Inspire Qualidade e proteja seu cartório dos assombrações da má Qualidade!


Inspire Qualidade é um método de Incentivo, Treinamento e Educação para a Melhoria da Eficiência da Gestão de Cartórios, de forma contínua e sustentada. Foi desenvolvido em 2013 e atende Cartórios e organizações de todos os setores em todo o Brasil, criado e conduzido pela especialista Thais Ribeiro, Fundadora e Consultora da Íntegra Soluções Empresariais.

Thais Ribeiro é Especialista em Gestão e Qualidade. Atua há mais de 15 anos com Consultoria Organizacional, Certificação ISO9001, Análise e Desenvolvimento Comportamental. Mestranda, Administradora, Escritora, Palestrante e Criadora do Programa Inspire Qualidade. Empreteca. Psicohipnoterapeuta. Programadora Neurolinguística. Coaching. 
 Contato: thais@inspirequalidade.com.br

O que te dá mais medo na Gestão do Cartório?

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

More to explorer

Case de Sucesso Uma Marca Especial

O caso da logomarca do Registro de Imóveis de Feliz Natal/MT A diretriz da Qualidade me faz olhar todos os detalhes que

Rolar para o topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support