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Você sabia que o líder tem um papel determinante na superação de desafios?
Essa é uma série de artigos para ajudar você a desenvolver habilidades e conhecimentos sobre a Liderança Situacional em sua Gestão do Cartório.
Dentro do cenário atual na área notarial e registral, os Cartórios vêm buscando aperfeiçoar seu quadro de colaboradores e aumentar a efetividade de seus processos, demonstrando a necessidade de profissionais com múltiplas competências.
Ainda é um desafio encontrar líderes para Cartórios que tenham uma visão do futuro, que estabeleçam direções, que engajem as pessoas e inspirem suas equipes. Esse estilo de liderança que busca as múltiplas competências a ser empregadas conforme cada situação dentro do Cartório é chamada de liderança situacional.
Esse modelo de liderança foi desenvolvido por Paul Hersey e Kenneth Blanchard, que afirma que o líder desenvolve a capacidade de identificar e diagnosticar a situação dos seus liderados em termos de maturidade; levando em consideração o seu desempenho na tarefa, (incluindo o seu desejo de realização pessoal e a sua disposição para aceitar responsabilidades) para então se posicionar enquanto líder.
O papel de um bom líder situacional deve ser:
- Hábil em adaptar-se, acompanhando as novas tendências do mercado e ainda estar preparado para lidar com a complexidade dos seres humanos, movido por diferentes motivações e objetivos;
- Contribuir para o desenvolvimento do liderado, auxiliando-o no processo de amadurecimento e criando condições para que as pessoas se tornem cada vez mais autodirigidas e automotivadas;
- Saber comandar um cartório e uma equipe nas horas de dificuldades é um diferencial do líder situacional;
- Habilidade de persuadir, dirigir ou inspirar pessoas, na busca de um propósito, muitas vezes sem o uso de prestígio ou da força de uma autoridade formal;
- Proporcionar aos empregados autonomia e condições de trabalho, transmitir a missão da organização, aceitar a responsabilidade de liderar o grupo e conquistar sua confiança. Apesar da difícil definição do que vem a ser confiança e de seus diferentes enfoques, tem-se percebido que a confiança impacta diretamente a realidade organizacional e que aparentemente ela está relacionada ao comprometimento dos liderados em relação às decisões tomadas pelo líder e às metas apresentadas por ele, bem como à credibilidade desse líder.
O desafio atual do papel do líder situacional é muito mais importante e complexo; conduzindo ações, influenciando comportamento e mentalidade e estabelecendo metas de direção. Esse é o perfil de líder de alta performance dentro da Gestão da Excelência da Qualidade.
Muitos Cartórios possuem gestores e não líderes. Gestor é a função de dirigir uma organização a partir de um ponto de vista conceitual ou político, já um líder busca influenciar as pessoas a se disporem a lutar para alcançarem os objetivos e planos da organização. Claro que isso vai depender da filosofia proposta pelo Titular, ambas as funções são adequadas dentro de um ambiente organizacional. Mas eu já presenciei momentos com pessoas em cargos de liderança dentro dos Cartórios sem o devido perfil para o propósito do cargo, parar proporcionar controles e resultados adequados ou direcionamento para soluções de problemas. Muitos se encontram perdidos no que eles podem e não podem fazer como líderes; outros confundem autoridade com autoritarismo; uns centralizaram demais, outros não controlam nada. De qualquer forma, o medo é constante em muitos cargos de liderança por onde passei. Medo de tomar decisões, medo de falar com o titular, medo de mudar uma situação, medo de dar autonomia as pessoas, medo de perder o cargo, medo de colocar uma ideia em prática, medo de agir enfim, muitas variáveis sobre medo.
A reflexão que pretendo fazer é: está acontecendo isso em seu cartório? Como você acompanha e avalia a liderança interna? O estilo atual é a melhor opção para o seu momento? Será que não é necessário desenvolver habilidades de um Líder Situacional na equipe?
Muitos autores reconhecidos na área de Gestão de Pessoas partilham da ideia que liderança é algo que pode ser aprendido, seja por procedimentos de ensino planejado ou pela experiência de vida, mas depende das condições da organização. Hoje, com dedicação, você desenvolve a capacidade de liderar tanto quanto a de se comunicar, pois ambas estão associadas. Podem e devem ser aprendidas. Por isso existem muitos treinamentos no mercado destinado a orientação do desenvolvimento dessa habilidade dentro das organizações.
Foi por isso que crei o Treinamento In Company para a Formação de Líderes, para desenvolver as características específicas para o Líder Situacional e obter uma forte influência diante da equipe, utilizando técnicas de psicohipnoterapia e programação neurolinguística. Um modelo inovador para atribuir mudanças impactantes na gestão, mentalidade e comportamentos de sua equipe de líderes. Essa Formação de Líderes trata-se de um tipo de imersão voltado para detectar problemas na Gestão e na forma como os líderes se relacionam com seus liderados, criando um novo conceito sobre a liderança atual utilizada perante a equipe, para atingir resultados mais rápidos e assertivos, atribuindo novos conhecimentos e ferramentas para o gerenciamento de pessoas de forma mais humanizada. Tem sido um sucesso em nossos clientes que já realizaram essa formação.
Você também pode gostar do artigo “Por que é importante investir na equipe do Cartório?” ou “Como melhorar o engajamento dos colaboradores”. Na próxima semana, você entenderá como separar um bom líder de um mau líder e conferir dicas para melhorar suas habilidades como um líder situacional.
Gostou das dicas desse artigo? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe com aquele pessoa que precisa dessas orientações. Estou ansiosa para saber se estou contribuindo para o seu trabalho pessoal e profissional.
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O Inspire Qualidade é um método de Incentivo, Treinamento e Educação para a Melhoria da Eficiência da Gestão de Cartórios, de forma contínua e sustentada. Foi desenvolvido em 2013 e atende Cartórios e organizações de todos os setores em todo o Brasil, criado e conduzido pela especialista Thais Ribeiro, Fundadora e Consultora da Íntegra Soluções Empresariais.
Thais Ribeiro é Administradora, Especialista em Gestão e Qualidade. Atua há mais de 15 anos com Consultoria Organizacional, Certificação ISO9001, Análise e Desenvolvimento Comportamental. Mestranda, Escritora, Palestrante e Criadora do Programa Inspire Qualidade. Empreteca. Psicohipnoterapeuta. Programadora Neurolinguística. Coaching. Contato: thais@inspirequalidade.com.br