fbpx

Instagram do Cartório: confira dicas de Qualidade

Boas Práticas para Instagram do Cartório
Ouça esse artigo na íntegra

Instagram do Cartório tem sido tratado com a devida Qualidade e estratégia em seu Sistema de Gestão? Essa e outras dicas você confere neste post especial que fiz para você!

Todos nós temos muitas dificuldades para manter a audiência nas redes sociais. O Instagram tem se tornado uma ferramenta empresarial com mais de 400 milhões de usuários, perdendo em tamanho apenas para o Facebook.

O Brasil é o segundo país em número de usuários, com 35 milhões. Só perde para os Estados Unidos. O engajamento do Instagram é nada menos que 10 vezes maior do que o do Facebook, 54 vezes maior do que o do Pinterest e 84 vezes maior do que o do Twitter. Uma goleada.

De acordo com a pesquisa realizada pelo IBOPE, os brasileiros passam pelo menos de 3h por dia no Instagram e a utiliza para se atualizar das notícias, para compartilhamento de informações e postagem de fotos e pensamentos.

Entenda: você precisa estar onde o seu cliente está! Quase toda população possui um celular conectado a internet e já possui conta em redes sociais, sendo bastante engajados e assíduos no uso das plataformas.

Por isso é importante as estratégias das mídias sociais, principalmente a do Instagram do Cartório, sejam bem estruturadas e executadas para ser um canal de comunicação ativo e conseguir excelentes negócios e engajamentos por meio delas.

Como aumentar o engajamento do Instagram do Cartório?

Engajamento nos traz informações sobre o interesse, interação e o envolvimento dos seguidores com o seu conteúdo. É seu termômetro. É normal que quanto maior o número de seguidores, menor a taxa de engajamento. De todo modo, vale você observar se seu engajamento no Instagram está realmente bom considerando estes percentuais e o que eles apontam:

Menor que 1% = engajamento baixo

Entre 1% e 3.5% = engajamento médio

Entre 3.5% e 6% =  engajamento alto

Mais que 6% = engajamento excelente

São formas de engajamento no Instagram:

  • curtidas nos posts do feed;
  • comentários nos posts do feed;
  • salvar posts do feed;
  • enviar posts do feed;
  • tempo gasto com a timeline parada nos posts do feed (o Instagram entende que a pessoa está observando ou lendo aquele conteúdo);
  • envio de mensagem direta;
  • respostas e interações aos Stories como responder a enquetes e enviar perguntas;
  • ações nos Stories, do tipo segurar a tela para ver, e navegar nos Stories;
  • enviar Stories.

Todas estas ações são entendidas pelo Instagram como sinais de que o usuário está interessado no conteúdo daquele perfil.  

Lembre-se: Não poste apenas por curtidas ou comentários. Isso são métricas de vaidade!

Boas Práticas para utilizar o Instagram do Cartório

Estabelece uma meta: você deseja o que nesse post? Curtidas? Compartilhamentos? Comentários? Ser salvo?

  • Defina um nome fácil, simples e prático para que seu público te encontre no Instagram, como por exemplo, o ofício e a cidade que se encontra.
  • Configure o seu perfil comercial: Basta selecionar “Alternar para o perfil comercial” na área de configuração e seguir as instruções. Lembre-se de manter o perfil público!
  • Integre seu instagram com o facebook com o compartilhamento automático.
  • Responda prontamente os comentários, elogios, emotions, críticas vindas de seus seguidores. Isso eleva a reputação de sua marca na rede e aos seguidores. Lembre-se: o Instagram é ‘social’.
  • Utilize hashtags nas legendas das imagens porque elas auxiliam o seu público a se identificar com as fotos e os vídeos postados. Ao mesmo tempo em que aumentam as chances de novas pessoas conhecerem a sua marca.
  • A geolocalização é um recurso para trabalhar o marketing de proximidade. Com ele, usuários que estão próximos à sua empresa terão facilidade de encontrá-la.
  • Promova maior visibilidade de suas postagens, configurando no botão “Promover” o público-alvo para o qual o anúncio será veiculado, definir um orçamento e escolher a duração da campanha.
  • Utilize o stories para dar mais humanidade à marca, usando imagens menos produzidas e artificiais. A prática de divulgação de bastidores, do cotidiano da equipe e de assuntos mais pontuais e personalizáveis traz mais fluidez e pessoalidade à conta.
  • Desenvolva lives com tira dúvidas ou temas específicos para interagir com o público. Por meio da integração com o Facebook, a live do Instagram pode ser compartilhada entre as duas plataformas, alcançando ainda mais pessoas.
  • O Instagram é uma rede social que tem um forte potencial de engajamento. Nela, o seguidor pode interagir por meio de curtidas, comentários e mensagens diretas, além das enquetes nos Stories.
  • As enquetes são ótimos meios de conseguir informações valiosas sobre os seus seguidores como preferências, o que gostariam de ver no perfil e também o que não gostaram. 
  • Direcione o usuário para uma ação de call-to-action através de mecanismos de links como LinktreeContactInBio e o insta.am e insira em sua Bio do Instagram do Cartório. Quer diferenciar a sua bio? Utilize fontes diferentes daquela que o Instagram permite usar. Um aplicativo como o LingoJam permite criar textos com fontes diferenciadas e é super simples de usar.
  • Ative notificações de perfis importantes que você gosta, visite o perfil desejado, clique nos três pontinhos e clique em “ativar notificações de publicação” ou “ativar notificações de story”. O contrário também pode ser feito para não receber publicações no seu feed: Basta ir até o perfil desejado, clicar nos três pontinhos e selecionar “Silenciar”.
  • Para excluir marcação em postagens, vá no post em que você foi marcado, clique nos três pontinhos e, depois, em “Opções de publicação”. Então, você pode optar por simplesmente não mostrar mais a foto no seu perfil ou por remover a marcação.
  • Para aprovar a marcação antes que ela apareça no seu perfil do Instagram do Cartório, vá nas configurações da conta, clique em “Fotos e vídeos com você” e selecione se você quer adicioná-las automaticamente ou não. Isso pode ser útil, por exemplo, quando um usuário cria posts ofensivos ou com uma linguagem com a qual você não quer ser vinculado.
  • Invista em uma estética coerente com o perfil do seu público. Você pode utilizar uma paleta de cores similares nas fotos, optar por cenários semelhantes e pelo mesmo estilo de foto ou por molduras e montagens parecidas, entre outras coisas.
  • Mantenha uma agenda de publicações e manter uma constância em posts, seja no feed ou nos stories. Verifique também com qual frequência o seu público recebe melhor as suas publicações e os horários que mais recebem visualizações. Assim você saberá o melhor momento para ganhar mais engajamento e ser visto.
  • Uma publicação diária já é suficiente — mas você pode postar cerca de três conteúdos por dia, desde que sejam relevantes, variando entre imagens e vídeos. Cada publicação será entregue para mais ou menos 10% do total de seguidores em média de quatro horas, mas caso tenha um bom engajamento nos primeiros 20 minutos, o Instagram aumenta a distribuição aos seguidores.
  • Foque em qualidade e não quantidade de postagens. Postar várias vezes durante o mesmo horário ou sequencialmente durante o dia, pode cansar o seu público através dessa superexposição. É melhor postar conteúdos incríveis com menos frequência do que conteúdos ruins ao mesmo tempo.
  • Acompanhe as estatísticas do próprio instagram: informações como gênero, faixa etária e localização do público. Além de análises como a de participação do público e a de alcance dos posts.
  • Recentemente, o Instagram lançou um novo formato: o IGTV, que acessado em um botão no canto superior direito do aplicativo. É uma mudança gigantesca, já que o novo recurso permite vídeos mais longos do que os 15 segundos permitido na função Stories. A tela continua na vertical e com isso é possível identificar um claro objetivo de competição com o Youtube e a própria televisão.

Erros no Instagram do Cartório que você não pode cometer

Depois das Boas Práticas para iniciar o bom uso desta ferramenta, vou inserir alguns apontamentos de erros cometidos no Instagram. Preparado (a)?

  • Cuidado com o “auto-like”. Os seguidores não gostam de isso e podem perder o interesse de seguir você. Além de que é algo redundante: o fato de ter publicado já mostra que você gostou daquele conteúdo.
  • Nunca compre seguidores! Existem vários sites que oferecem esse tipo de serviço, mas não caia nessa furada. Esses “seguidores fantasmas” não irão trazer nenhum benefício, pode fazer você perder a reputação da sua marca.
  • Não explora todos os recursos da ferramenta! Não utilizar todos os recursos disponíveis no Instagram é um dos grandes erros para quem usa essa rede social. Os perfis comerciais no Instagram do Cartório contam com o apoio de ferramentas que permitem a análise de dados sobre impressões, alcance e engajamento. Dessa forma é possível descobrir quais foram as publicações que funcionaram e que não funcionaram com o seu público.
  • Deixar um terceiro ou agência responsável pelo Instagram. Cuidado! Aqui você deve se atentar que, um terceiro pode não ser devidamente capacitado para responder a dúvidas, resolver problemas ou passar informações adequadas tanto na postagem como nas mensagens recebidas.
  • Muitos utilizam ferramentas de respostas automáticas por plataformas não autorizadas pelo Instagram, sendo considerada uma atitude de SPAM, perdendo a oportunidade de conexão e relacionamento com o cliente e baixando a reputação da sua marca.
  • Mensagens podem ser insatisfatórias, esquecidas ou nunca respondidas por isso. Por isso, é recomendável que compartilhe o uso do Instagram do Cartório com alguém da sua equipe para ser responsável e tomar esses devidos cuidados.
  • Otimize seu perfil! Aperfeiçoe o impacto visual na percepção do seu cliente. Para isso, há várias técnicas que podem ser usadas, você pode escolher usar molduras diferentes a cada mês, ou paletas de cores específicas para um período (uma estação do ano, por exemplo), temas relacionados à acontecimentos da vida ou aqueles que você cria (aniversário, chegada aos 10 mil seguidores, etc.).
  • Responda comentários e mensagens diretas sempre com cordialidade e oferecendo ajuda ou soluções aos problemas.
  • Evite “bater boca” com usuários, mesmo com críticas aos seus produtos. Faça tudo o que puder para ajudá-lo.
  • Não use o perfil comercial como perfil pessoal. No Instagram empresarial, apenas postagens e comentários relacionados à marca.
  • Quando possível, curta e comente fotos de seus seguidores ou postagens em que foi marcada. Use bom humor e criatividade. Gentileza gera Gentileza.

Gostou das dicas? Foram úteis para você? Então deixe sua avaliação nas estrelinhas e me envie um comentário, estou aguardando!

**********

Inspire Qualidade é um método de Incentivo, Treinamento e Educação para a Melhoria da Eficiência da Gestão de Cartórios, de forma contínua e sustentada. Foi desenvolvido em 2013 e atende Cartórios e organizações de todos os setores em todo o Brasil, criado e conduzido pela especialista Thais Ribeiro, Fundadora e Consultora da Íntegra Soluções Empresariais.

Thais Ribeiro é Administradora especialista em Programas de Qualidade e Desenvolvimento Humano. Criadora do Programa Inspire Qualidade. Atua há mais de 15 anos com Consultoria Empresarial, Normas Técnicas, Mudança de Cultura Organizacional, Análise e Desenvolvimento Comportamental. Mestranda em Consultoria Organizacional pela UMSA – Buenos Aires/Argentina. Pós-graduada em Gestão, Inovação e Competitividade. Extensão em Propriedade Intelectual. Empreteca. Psicohipnoterapeuta. Programadora Neurolinguística. Coaching. Realizou mais de 5 mil horas de treinamentos sobre Empreendedorismo, Inovação, Startups, Gestão, Normas Técnicas, Direito, Marketing, Psicologia, Hipnose, PNL, Coaching e outras ferramentas com os melhores do mundo. Contato: thais@inspirequalidade.com.br

0 0 vote
Article Rating
Instagram do Cartório: confira dicas de Qualidade
Você irá receber notícias e artigos em primeira mão! Seus dados serão mantidos em sigilo e estão protegidos. Não faremos SPAM.
close
Você irá receber notícias e artigos em primeira mão! Seus dados serão mantidos em sigilo e estão protegidos. Não faremos SPAM.
Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest
Inline Feedbacks
View all comments
Bruna Borges Pires
Bruna Borges Pires
24/07/2020 09:57

Dicas importantes e após muita resistência, vamos ter nosso Instagram.
Vamos aprimorar as ferramentas de comunicação.
Grata por compartilhar conosco.

Rolar para o topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
2
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
×

Envie sua mensagem

× WhatsApp