fbpx

Como identificar pessoas tóxicas

Ouça esse artigo na íntegra

Colegas de trabalho, clientes, familiares, amigos entre tantas pessoas que nos relacionamos e que podem ser tóxicas, ou seja, que manifestam um sentimento ruim em nós, como se estivessem drenando toda a nossa energia. Você sai da conversa, totalmente esgotado e pode inclusive se adoentar por isso.

Pois bem, talvez você já conseguiu identificar alguém assim. Irei te ajudar no mapeamento das características mais comuns das pessoas tóxicas. É preciso sair da superfície e começar a observar os detalhes do seu comportamento, como são suas atitudes, para então compreender que há algo de “estranho” na convivência com ele/a. Continue a leitura.

Cuidado! Pessoas tóxicas não tem nada a ver com pessoas que discordam de você ou não se dá tão bem. Definitivamente, estou falando de pessoas que contaminam todo o sistema. São rasgos de personalidade que costumam ter um efeito bastante nocivo em seu entorno, se fortalecendo com a debilidade dos demais.

FIQUE ATENTO A ZONA DE PERIGO

Algumas perguntas ajudam a aprofundar a reflexão e descobrir se a convivência com a pessoa em questão está entrando na “zona de perigo”:

  • Depois de estar com ele/a, você se sente emocionalmente cansado?
  • Você considera extremas determinadas atitudes ou comportamentos dessa pessoa?
  • Ao ouvir seus comentários, você se sente incomodado?

Se a resposta for sim, é importante ligar seu sistema de alerta, observar mais profundamente e tratar de mudar a forma como você tem se comportado nessa relação.

COMO IDENTIFICAR PESSOAS TÓXICAS

As características mais marcantes são:

Fazem papel de vítima quando conveniente – fazem de tudo para ganhar atenção ou se fazer de coitadinhas nas situações. Gostam de ser o centro das atenções.

Tudo e todos sempre estão contra ela – Tem dificuldade de em assumir seus próprios erros, não entende e não aceita críticas e, quando algo não sai conforme queria, diz que o mundo está contra ela. Ela não consegue perceber a sua responsabilidade sobre a situação e suas atitudes.

São invejosas, ciumentas e orgulhosas – Possuem uma tendência natural a achar que o que o outro tem é melhor que o dela. Também nunca admitem que estão erradas, mesmo sabendo disso. Almejam sempre o que é do outro. Geralmente, copiam tudo o que é do outro, baseando suas vidas neles. Autenticidade e integridade passam longe dessas pessoas. Elas nunca estão felizes com o que têm e são incapazes de ficarem felizes pelas boas coisas que acontecem com você. Elas acreditam que se alguma coisa benéfica tem que acontecer, deve ser com elas.

Culpam você pelos fracassos delas e julgam baseadas no achismo – Elas preferem culpar o outro do que assumir seus próprios erros, porque é mais fácil e menos constrangedor. Dependendo da pessoa, você não pode nem contrariar, se não o mundo dela “desaba”. Pessoas que julgam demais são rápidas para tirar conclusões que nem sempre se provam corretas. Há uma grande diferença entre julgar com base em dados objetivos e julgar apenas para criticar.

Sempre sustentam o pessimismo – O pessimismo é uma marca diária da pessoa tóxica. Veem apenas o lado ruim de tudo e conseguem pesar o ambiente com uma energia negativa. Às vezes contaminam outras pessoas, fazendo suas vidas entrarem num ciclo de destruição. Negatividade destrói relacionamentos e passar tempo com pessoas assim dá a sensação de que estão sugando sua vida. Consideradas vampiras.

Só pensam em si mesmas – Falam de si a todo momento, suas conquistas, vitórias, vantagens. Isso inclui também coisas negativas, o pior sempre está na vida dele. São extremamente egoístas e péssimos ouvintes. Ignoram sempre o que o outro diz pois, seu assunto é mais interessante. Faz um mal enorme para quem está perto delas.

Colocam você na balança – São competitivas e querem ser priorizadas no meio, então sempre te colocam para escolher “ou eu ou ele”, “ou o meu ou o dele”, “ou isso ou aquilo”. Se você escolhe o outro lado, não se assuste se elas perderem a cabeça por isso.

Nunca se desculpam e são mentirosas crônicas – Pedido de desculpas, passa bem longe. Fazer isso seria como admitir que estão erradas e isso soaria como uma humilhação. Nesse caso, mentiras podem ser contadas para distorcer a história e mudar os fatos. Elas podem contar uma versão diferente para mudar a realidade e saírem por cima da situação.

São manipuladoras – dominam a arte da persuasão para conseguirem o que querem. Elas também podem fazer com que você se sinta devendo algo, mesmo que não seja verdade, para conseguirem a sua ajuda. Se uma pessoa não tem integridade ou honestidade –  trair, manipular, fofocar fazem parte de suas atitudes diárias –, haverá poucas coisas que ela não faça para conseguir o que quer. São sem caráter.

São infelizes – Pessoas tóxicas costumam esconder uma tristeza profunda, além de um vazio que não pode ser preenchido por nada. Seus pensamentos e atitudes impedem de ter uma vida em paz consigo mesmas e com as pessoas ao redor.

São arrogantes – Há uma grande diferença entre confiança e arrogância. Confiança inspira; arrogância intimida. Pessoas arrogantes sempre sabem mais e se sentem superiores aos outros. Elas nunca vão celebrar sua confiança, porque isso interfere na arrogância delas.

São pessoas controladoras – Elas sabem tudo e a melhor forma de fazer qualquer coisa, mas no fundo são pessoas extremamente inseguras. O problema é que enquanto você estiver rodeada por elas, você nunca terá chance de dar sua opinião ou ser escutado.

COMO EVITAR PESSOAS TÓXICAS

Agora vou te orientar com dicas práticas de como você evitar cair nas armadilhas das pessoas tóxicas:

  • Não ceda aos seus desejos e caprichos.
  • Nunca deixe que elas te ponham para baixo, te ofendam ou te agridam verbal e fisicamente.
  • Diga não e evite ficar se explicando, justificando ou se defendendo.
  • Siga a sua vida sem esperar que ela reconheça seus erros ou peça desculpas.
  • O problema é dela e não seu. Entenda esse limite para viver melhor.
  • Deixe-a pensar do jeito dela e pare de gastar energia de forma inútil. Para elas, ter razão é mais importante que ser feliz.
  • Você nasceu livre e não deve nada a ninguém.

O caminho nem sempre é fácil, mas deve conduzir sempre a um mesmo ponto: o distanciamento. É importante você tentar se afastar o máximo possível delas, colocando limites e evitando dedicar muito tempo pensando em tudo o que já sofreu por essa convivência nociva.

Em muitos casos, você pode não ter que “fazer” nada. Para muitos relacionamentos tóxicos – especialmente com amigos e colegas – você só precisará tomar uma decisão interna para criar algum espaço, sem ter uma conversa maior. Lembre-se: você não deve a ninguém uma explicação. Apenas lentamente pode ir se afastando.

***********

Inspire Qualidade é um método de Incentivo, Treinamento e Educação para a Melhoria da Eficiência da Gestão de Cartórios, de forma contínua e sustentada. Foi desenvolvido em 2013 e atende Cartórios e organizações de todos os setores em todo o Brasil, criado e conduzido pela especialista Thais Ribeiro, Fundadora e Consultora da Íntegra Soluções Empresariais.

Thais Ribeiro é Administradora especialista em Programas de Qualidade e Desenvolvimento Humano. Criadora do Programa Inspire Qualidade. Atua há mais de 15 anos com Consultoria Empresarial, Normas Técnicas, Mudança de Cultura Organizacional, Análise e Desenvolvimento Comportamental. Mestranda em Consultoria Organizacional pela UMSA – Buenos Aires/Argentina. Pós-graduada em Gestão, Inovação e Competitividade. Extensão em Propriedade Intelectual. Empreteca. Psicohipnoterapeuta. Programadora Neurolinguística. Coaching. Realizou mais de 5 mil horas de treinamentos sobre Empreendedorismo, Inovação, Startups, Gestão, Normas Técnicas, Direito, Marketing, Psicologia, Hipnose, PNL, Coaching e outras ferramentas com os melhores do mundo. Contato: thais@inspirequalidade.com.br

5 1 vote
Article Rating
Como identificar pessoas tóxicas
Você irá receber notícias e artigos em primeira mão! Seus dados serão mantidos em sigilo e estão protegidos. Não faremos SPAM.
close
Você irá receber notícias e artigos em primeira mão! Seus dados serão mantidos em sigilo e estão protegidos. Não faremos SPAM.
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Rolar para o topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
×

Envie sua mensagem

× WhatsApp