fbpx

Como criar Metas Inteligentes

OKR: exemplos e como implementar esta metodologia – Movidesk

Metas inteligentes são criadas de acordo com métodos consagrados das Boas Práticas de Gestão do Mercado. Primeiramente, vamos relembrar os conceitos importantes:

·       Meta: quanto e até quando você pretende fazer

·       Objetivo: o que você quer fazer

E a definição de tarefa, também:

·       Tarefas: o que você precisa fazer para chegar lá

Meta inteligente é a definição do caminho, tempo e meios que serão empregados para alcançar um objetivo.

Com isso, o objetivo é de fato aquilo que se deseja alcançar, que é a principal necessidade ou vontade. E para ascender a ele é importante direcionar-se ao seu encontro. E esse é o objetivo das metas inteligentes!

Outro termo de extrema relevância que precisamos conhecer é o planejamento. As metas precisam ser muito bem descritas, detalhadas e planejadas para que sejam bem executadas e tenha sucesso em seu direcionamento.

É importante, então, que sejam trabalhadas e alinhadas com um objetivo específico.

Métodos utilizados para criar Metas Inteligentes

Método OVP

É um método bem simples, que une OBJETIVO + VALOR + PRAZO

Objetivo = o que eu quero atingir

Valor = número de referência

Prazo = tempo definido

A fóruma simples para criar Metas Inteligentes!

Método SMART

Esse método foi introduzido em 1954 por Peter Drucker, um dos mais consagrados gurus da Administração, ao apresentar a Gestão por Objetivos no livro “The Practice of Management”. O Método Smart consiste em:

  • S: be specific (ser específico)
  • M: be measurable (ser mensurável)
  • A: be attainable (ser atingível)
  • R: be realistic (ser realista)
  • T: timely (ser tangível)

Em português, é comum usar o acrônimo METAS:

  • Mensurável
  • Específico
  • Tempo definido
  • Alcançável
  • Significativo

Por si só, já é um método de Meta Inteligente!

Vamos ao detalhamento:

Specific // Específico

Sendo específico em seu objetivos já tem grande chance de ser realizado do que quando você tem um objetivo não-específico.
Para estabelecer objetivos específicos você deve ter em mente:

  • Quem: Quem está envolvido
  • O que: O que eu quero realizar
  • Por que: Razões específicas, propósitos e benefícios para atingir seu objetivo
  • Onde: identificar um local
  • Identificar requisitos e restrições

Measurable // Mensurável

Estabelecer critérios concretos para medir o progresso em direção à realização de cada objetivo que você definir.
É necessário determinar as seguintes perguntas para mensurar seu objetivo:

  • Quanto? Quantos?
  • Como vou saber quando ele será realizado?

Attainable // Atingível

Você só conseguirá desenvolver habilidades, atitudes, aptidões e capacidade financeira a partir do momento em que conseguir identificar os seus objetivos mais importantes. E quando fizer isso, você descobrirá maneiras de como torná-los realidade.

Planejar seu passos e estabelecer prazo irão permitir que você avance etapas para alcançar qualquer objetivo em mente. Aquele objetivos que antes pareciam ser inatingíveis, agora passarão a ser atingíveis, finalmente.

Listar suas metas é construir sua auto-imagem. Você se vê como merecedor desses objetivos.

Realistic // Realista

Deve-se apresentar um objetivo para o qual você está disposto a trabalhar.

Só você poderá determinar se o seu objetivo será alto ou baixo, mas não se esqueça que cada meta representa um progresso substancial, veja:

  • Meta baixa = Força motivacional baixa
  • Meta alta = Força motivacional baixa

Se você realmente acredita em seu objetivo, o seu objetivo é realista.

Timely // Tangível

É fundamental estabelecer prazos dentro das metas. Se não houver prazo, não há senso de urgência.

Trabalhar com prazo é a mesma coisa de trabalhar com o seu inconsciente, pois você inicia um movimento para começar a trabalhar no objetivo.

A meta é tangível quando você pode experimentá-lo com seus sentidos:

  • Paladar
  • Olfato
  • Tato
  • Visão
  • Audição

E para finalizar, quando seu objetivo é tangível você terá melhor de chance de torná-lo específico, mensurável e portanto, atingível.

Método FAST

Segundo os Professores Donald Sull e Charles Sull da MIT Sloan School of Management para colocar a Estratégia em ação, os líderes organizacionais devem definir metas/objetivos FAST ao invés de SMART.

FAST é o acrônimo para:

  • Frequently discussed
  • Ambitious
  • Specific
  • Transparent

Em português, podemos utilizar o mesmo acrônimo FAST:

  • (F) Frequentemente discutido
  • (A) Ambicioso
  • (S) Específico
  • (T) Transparente

As Metas devem ser:

1. FREQUENTEMENTE DISCUTIDAS (Frequently discussed) – As metas/objetivos devem ser revisadas periodicamente por toda a equipe. Um bom ciclo é trimestral.

2. AMBICIOSAS (Ambitious) – Metas ambiciosas minimizam a tendência das pessoas em definirem e perseguirem metas conservadoras, que é uma tendência natural quando o mindset é que sejam Alcançáveis (Achievable). Como diria o Marcel Telles da AB InBev, “o ideal são metas quase impossíveis, mas não impossíveis.” 

3. ESPECÍFICAS (Specific) com métricas e marcos – A habilidade de traduzir metas em métricas e marcos possibilitam melhoria significativa no desempenho de indivíduos e times de diversas formas, como por exemplo ajudam a detalhar como os objetivos estratégicos serão alcançados; e a identificar quais entregas realmente importam, ao relacioná-las com as atividades e KPIs.

4. TRANSPARENTES (Transparent) – As metas devem ser transparentes, públicas. Quando as metas são de conhecimento de todos, ao invés de privadas, possibilitam um aumento do desempenho pela pressão dos pares, competição e pela colaboração. Além disso, quando as metas do nível estratégico são de conhecimento de todos, os indivíduos e times conseguem se alinhar na mesma direção.

PRINCIPAIS FERRAMENTAS PARA ACOMPANHAR METAS INTELIGENTES

Trello

O Trello é uma das plataformas de gerenciamento de projetos mais famosas atualmente, podendo também ser empregado como uma ferramenta de OKR. Ele permite a designação de tarefas e acompanhamento de atividades entre diferentes membros do mesmo projeto.

Além disso, o Trello conta com sistemas de compartilhamento de arquivos e uma interface muito prática e fácil de se utilizar. Além disso ele oferece ainda aplicativos para iOS e Android. Seu plano base é gratuito, acesse o site oficial!

Gtmhub

O Gtmhub oferece uma grande gama de recursos que ajudam no acompanhamento de objetivos e tarefas. Algumas delas são relatórios feitos em SQL, acesso de dados online, automatização de e-mails, sincronização com dados do Google Sheets e a transformação de dados de acordo com a necessidade.

O Gtmhub é uma das melhores plataformas para acompanhamento de experiência de membros da equipe e gerenciamento de metas. Ele conta com um período gratuito de até 7 dias, acesse o site da ferramenta!

Betterworks

O Betterworks oferece uma das melhores ferramentas de OKR no mercado, permitindo o acompanhamento contínuo de desempenho da equipe e criação de metas e objetivos. Ele facilita o alinhamento de tarefas e metas de cada equipe com os objetivos gerais de uma organização. A ferramenta já foi utilizada por grandes empresas como Evernote e BMW. O Betterworks conta com um período de testes gratuito de até 14 dias, acesse o site oficial!

Você tem utilizado alguma dessas ferramentas? Me conta lá no instagram!

***********

Inspire Qualidade é um método de Incentivo, Treinamento e Educação para a Melhoria da Eficiência da Gestão de Cartórios, de forma contínua e sustentada. Foi desenvolvido em 2013 e atende Cartórios e organizações de todos os setores em todo o Brasil, criado e conduzido pela especialista Thais Ribeiro, Fundadora e Consultora da Íntegra Soluções Empresariais.

Thais Ribeiro é Administradora especialista em Programas de Qualidade e Desenvolvimento Humano. Criadora do Programa Inspire Qualidade. Atua há mais de 15 anos com Consultoria Empresarial, Normas Técnicas, Mudança de Cultura Organizacional, Análise e Desenvolvimento Comportamental. Mestranda em Consultoria Organizacional pela UMSA – Buenos Aires/Argentina. Pós-graduada em Gestão, Inovação e Competitividade. Extensão em Propriedade Intelectual. Empreteca. Psicohipnoterapeuta. Programadora Neurolinguística. Coaching. Realizou mais de 5 mil horas de treinamentos sobre Empreendedorismo, Inovação, Startups, Gestão, Normas Técnicas, Direito, Marketing, Psicologia, Hipnose, PNL, Coaching e outras ferramentas com os melhores do mundo. Contato: thais@inspirequalidade.com.br

0 0 vote
Article Rating
Como criar Metas Inteligentes
Você irá receber notícias e artigos em primeira mão! Seus dados serão mantidos em sigilo e estão protegidos. Não faremos SPAM.
close
Você irá receber notícias e artigos em primeira mão! Seus dados serão mantidos em sigilo e estão protegidos. Não faremos SPAM.
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Rolar para o topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
×

Envie sua mensagem

× WhatsApp