fbpx

Case de Sucesso Uma marca que expressa a Cultura Interna

Case de Sucesso Uma marca que expressa a Cultura Interna

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

O caso da renovação da logomarca do Cartório do Segundo Ofício de Nova Mutum/MT

O Cartório do Segundo Ofício de Nova Mutum passou por grandes mudanças nesse ano, impactando inclusive emocionalmente toda a equipe. O Cartório passou para a interinidade de Dra. Velenice Dias, com muitos desafios, que você poderá conferir em um outro artigo exclusivo sobre a “Nova Gestão” utilizada por lá.

O QUE FOI FEITO

Com essa nova gestão, não se fazia mais sentido permanecer com a logomarca antiga, pois não refletia os novos propósitos definidos pela equipe. Sugeri então a renovação da logomarca do cartório.

DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO

Foi redefinida a logomarca de acordo com as filosofias estabelecidas pela Tabeliã Interina em sua cultura organizacional, com os conhecimentos obtidos em minha mentoria sobre o Futuro do Branding, das Marcas e da Comunicação nessa evolução 4.0 de todas as coisas.

Para melhor compreensão, vou apresentar o conceito sobre Cultura organizacional. É um conjunto de hábitos, crenças, valores e políticas internas e externas de um Cartório, que ajudam a otimizar a produtividade do trabalho da equipe, uma vez que, implementada uma boa cultura, cresce o nível de satisfação e motivação dos colaboradores. Assim, profissionais que se sentem felizes e têm os mesmos valores do Cartório têm orgulho de trabalhar e buscam sempre crescer dentro dela. Afinal, são eles que fazem a cultura do Cartório acontecer.

Para elucidar de forma tangível essa filosofia, um dos recursos mais utilizados é a logomarca institucional. Ela deve ser memorável e conectar as pessoas pelo seu real significado. Precisa ser conectada a filosofia do Cartório. Foi por esse motivo que sugeri a renovação da Logo.

2º Ofício do Registro Civil e Tabelionato de Notas e Protestos de Nova Mutum/MT

A figura anterior é a logomarca antiga. Simples, destacando o número e uma figura demonstrando um caminho, ou apenas um traço sem muito sentido. Não havia um significado para a logomarca. Era como qualquer outra, sem significado.

RESULTADO

Primeiramente ouvi as sugestões de ideias da Dra. Velenice para a logomarca. O que ela gostaria de ser retratado, compartilhado e disseminado com a equipe e com toda a sociedade. Ela me pediu que retratasse a essência da cidade, da sua história. Pois bem, assim o fiz.

Essa logomarca foi inspirada na história da cidade de Nova Mutum MT, no qual possui o nome da ave Mutum, muito típica na região. No início da povoação da cidade, os habitantes utilizavam um pingente contendo alguns penachos dessa ave, simbolizando sorte e prosperidade.

Como pode observar, a logomarca foi criada fazendo a alusão da ave Mutum dentro de um pingente, de acordo com essa história tão especial e significativa no qual Dra. Velenice desejou retratar em homenagem a cidade e a importância do cartório para essa sociedade, além da simbologia de bons agouros de sorte e prosperidade as atividades notariais junto com toda a sua equipe.

Uma logomarca deve transmitir significado, uma representatividade ao negócio. Deve demonstrar propósito, objetivo e foco pelo qual “lutam”.

DEPOIMENTO

Para Dra. Velenice “é importante sair de um caminho estreito, cheio de curvas e sem direção, para começar a alçar voos significativos e novas conquistas para a história da sociedade, com visão clara, simples e impactante. Sem essa visão da Qualidade, nunca imaginaria que uma logomarca pudesse ter tanto significado dentro de um Cartório”.

Essa é a forma como o Inspire Qualidade trabalha, com significado. Focando a mudança do mindset e comportamento das pessoas, inspirando um futuro melhor a todos.

*********

Inspire Qualidade é um método de Incentivo, Treinamento e Educação para a Melhoria da Eficiência da Gestão de Cartórios, de forma contínua e sustentada. Foi desenvolvido em 2013 e atende Cartórios e organizações de todos os setores em todo o Brasil, criado e conduzido pela especialista Thais Ribeiro, Fundadora e Consultora da Íntegra Soluções Empresariais.

Thais Ribeiro é Especialista em Gestão e Qualidade. Atua há mais de 15 anos com Consultoria Organizacional, Certificação ISO9001, Análise e Desenvolvimento Comportamental. Mestranda, Administradora, Escritora, Palestrante e Criadora do Programa Inspire Qualidade. Empreteca. Psicohipnoterapeuta. Programadora Neurolinguística. Coaching. 
 Contato: thais@inspirequalidade.com.br

Case de Sucesso Uma marca que expressa a Cultura Interna

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

More to explorer

Case de Sucesso Uma Marca Especial

O caso da logomarca do Registro de Imóveis de Feliz Natal/MT A diretriz da Qualidade me faz olhar todos os detalhes que

Rolar para o topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support