A avaliação de diagnóstico organizacional é um conjunto de ações e análises focada no Sistema de Gestão da Qualidade que irá auxiliar os gestores a avaliarem profundamente seus processos, conseguindo detectar seus pontos fortes e fracos. Com isso, é possível identificar e até mesmo prevenir problemas, bem como encontrar soluções mais certeiras para resolvê-los.
O que é preciso é saber como fazer um diagnóstico organizacional, com os profissionais qualificados para esta atividade. Só que, além de apenas fazer um diagnóstico da situação atual, é necessário que, após o mapeamento das percepções levantadas e da elaboração de um plano de ação, o gestor precisa fazer o acompanhamento, direcionar as ações que serão implementadas.
Para se fazer esse diagnóstico organizacional é preciso:
1. Levantamento das informações
As informações devem ser levantadas diretamente com os colaboradores, com a aplicação de entrevistas, pesquisas, análises de documentos, de sistemas e de todo o complexo que envolve as operações realizadas internamente. O levantamento de informações é essencial para criar bases para a busca de soluções.
2. Análise das informações
Nesta fase é preciso reunir todas as informações coletadas, apresentando-as em forma de relatórios, gráficos, planilhas e outros métodos que possam mostrar tudo o que foi apurado e que precise de alguma modificação.
3. Identificação dos problemas
Esta é uma etapa de investigação, onde é necessário fazer um levantamento de fatores que possam ser causadores de problemas, identificando onde estão concentrados esses fatores e, dentro de cada problema também identificar as causas de maior importância, destacando aquelas que podem ser atacadas em primeiro lugar e as que demandam maiores estudos, criando um controle geral sobre esses fatores.
4. Sugestões de melhorias
Esta etapa é para a elaboração do relatório final, com a visão profissional e apontamentos de melhorias, para auxiliar os gestores a conduzirem ações internas para resolução de problemas e/ou aperfeiçoamento dos processos.
Um diagnóstico bem realizado, gera uma mudança adequada a toda a Gestão e Qualidade dentro de uma organização. É o ciclo da melhoria contínua e uma das principais formas de possuir um profissional qualificado para auxiliar nos processos e nos comportamentos de toda a equipe.